sexta-feira, 19 de julho de 2013

Como juntar dinheiro para o casamento: 10 dicas para ajudar você a cuidar das finanças

Olá noivinhas,

 POST de hoje trata do foco principal de qualquer PLANEJAMENTO, para casar temos que cuidar das nossas finanças pois sem isso, NADA, NADINHA, NECA DE PITIBIRIBA irá para frente.

Então vamos para as dicas:

1-Faça uma planilha de gastos: Inclua nela todo o dinheiro que entrar e sair na sua conta. Inclua tudo nela e não deixe passar nada sem registrar. Se você fizer um trabalho extra ou um gasto inesperado, por exemplo, registre-o imediatamente.

2- Cancele os cartões de crédito com pouco limite: Com certeza você precisará de um cartão de crédito nessa fase. Ter crédito na praça é muito valioso quando você está comprando um apê, ou parcelando as coisas do casamento (veja abaixo o por quê). Porém, evite manter aqueles cartões que você faz em lojas de roupas ou conveniências (como C&A, Riachuelo, Extra, etc..) Esses cartões costumam ter o limite baixo e ainda exigem que o pagamento da fatura seja feito na própria loja, o que dificulta o pagamento e aumenta as chances de atrasos. Além disso, a empresa responsável pelo cartão pode mudar de instituição financeira e você acaba, mesmo que sem querer, virando cliente de um outro banco. Um exemplo disso é um cartão de uma loja de roupas que fiz há alguns anos. Na ocasião o cartão era da empresa Ibi, mas recentemente virou Bradesco e eu sequer recebi uma cartinha me avisando da mudança. Para evitar esse tipo de transtorno, cancele esses cartões e mantenha apenas os dos bancos que você já tem conta.

3- Tenha ao menos um cartão de crédito:  Algumas instituições avaliam a sua vida financeira para saber a sua capacidade de arcar com os seus compromissos. Isso pode fazer toda a diferença do mundo na hora em que você for comprar um apê, financiar o aluguel do salão ou pagar o buffet parcelado, por exemplo. Mas tenha muito cuidado com as dívidas do cartão e cuide para não atrasar as parcelas, pois os juros do bendito podem chegar a 12% (o que é beeem salgado,né?) Para você ter uma ideia, o juro do cheque especial é 5%, menos da metade que o do cartão. Fique de olho!

4-Cuidado com os pequenos gastos: Sabe aquele ditado que diz que a gota que derrama o copo não é a última e sim a primeira? Ela também serve quando o assunto é finanças pessoais. Não é aquela compra de um valor alto que vai te derrubar e sim aqueles pequenos gastos. O  lanchinho do fim da tarde, a revistinha da avon, aquele casaquinho lindo (e baratinho) que você não planejou comprar, mas que estava na promoção, enfim, sãos os gastos nossos de cada dia que no fim do mês viram 300, 600, 800 reais negativos na conta. Para quem está pra se casar não é nada bom ter uma queda de caixa assim, não é mesmo? 

5- Faça uma lista do que você quer no seu casamento e vá marcando o que você já conseguiu: Pesquise tudo o que você quer.anote os valores, compare orçamentos e tudo o mais. Quando já souber os valores exatos de cada item, ponha tudo numa lista e vá marcando o que você já pode pagar a medida em que você conseguir o dinheiro. Ex: buffet 15 mil; salão 3 mil, vestido 2 e por aí vai. Aí se você já tem 5 mil reais em caixa, marque OK na frente de salão e vestido e por aí vai.Vale lembrar que você deve colocar no topo da lista os itens essencias do seu casamento; aqueles que não podem faltar de jeito nenhum. Deixe os opcionais por último, pois se faltar dinheiro e você precisar cortá-los da lista, a frustração vai ser menor.

6- Faça um plano de pagamento das despesas e trace uma meta com prazos: Agora que você já tem a lista do quanto custa cada coisa que você vai precisar, faça um plano de pagamento e veja o que é mais vantajoso pagar à vista ou a prazo. Ex:Se o seu fornecedor te deu até 2 meses antes do casamento para estar com tudo quitado, veja se consegue parcelar os valores e quanto isso irá lhe custar por mês.


7- Faça o planejamento junto com o noivo: Isso se não puder fazer um planejamento único, com as contas dos dois. Se fizer separado (cada um faz o seu) peça para que ele lhe ajude a calcular melhor as coisas e vice e versa.

8- Peça ajuda! Não tenha medo ou vergonha de pedir e aceitar ajuda quando estiver planejando e pagando as contas do casamento. Se algum parente quiser lhe dar um presente ou ajudar nas despesas, não recuse e veja o que ele pode oferecer para te ajudar a abater nos custos. No casamento é muito comum a família se envolver e querer fazer parte de um momento tão especial. Portanto, deixe-os participar e aceite o que eles oferecerem. Porém, vale lembrar que o bom senso ainda existe e é bom usá-lo. Não é porque um tio ofereceu um ajuda que você vai aproveitar para se livrar das despesas mais caras. Parentes que não são seus pais (ou até mesmo os pais em algumas situações) não tem obrigação nenhuma com as suas despesas. Então agradeça e diga que eles podem, por exemplo, pagar a impressão dos convites ou as lembrancinhas, enfim, o que for mais barato.

9-Faça uma reserva para emergências: Não tem jeito! Você tem que ter uma reserva de emergências para o caso de ficar doente ou sem trabalho. Junte ao menos 10% do que você ganha por mês para alimentar esse fundo de emergência e só utilize no real caso de uma emergência. Se ocorrer alguma eventualidade você vai ter como arcar com as despesas sem prejudicar os planos do casamento. Se ocorrer tudo bem, no entanto, você ainda terá um dinheirinho extra para ajudar nas despesas iniciais da vidinha de casados.

10-Não seja tão rígida com você mesma: Uma coisa que tenho aprendido recentemente é que não vale a pena ser tão radical quando o assunto é dinheiro. Você tem que juntar 800 reais por mês para alcançar o que quer, mas esse mês só deu para juntar 500? Ótimo!! Nos próximos meses você pode ver o que dá para reduzir e recuperar os 300 reais que faltaram. Assim, sem estress ou cobranças consigo mesma. Não vale a pena passar o mês sem comprar o que você quer só porque tem um casamento à vista e você precisa pagar muitas coisas. Se fizer isso o sonho do casamento perfeito vai virar um pesadelo e você vai acabar ficando frustrada de tanto trabalhar e não poder comprar o que você quer. Faça o que estiver ao seu alcance e não se cobre se não conseguir. Para quem acredita em Deus, confie nele e faça a sua parte! Um bjo e boa sorte!!


Então meninas, espero que este post ajude vocês pois já está me ajudando!

Fontes AQUI

3 comentários:

  1. Ótimas dicas, adorei,no meu caso tenho que cortar os gastos pequenos, bjus e bom FDS

    vamoscasarem2014.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Neiva é preciso apertar o cintos em prol de um desejo maior vc deu excelentes dicas, quando eu fui casar passei mais de um ano sem comprar roupas, e sabe que 5 meses depois ainda não tinha comprado, não precisava tinha muitas, mas tb quando comprei a primeira aff vicio rsrsrs

    bjs

    Gélia CArvalho
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando apertar os cintos mais é muito difícil, estou pedindo a DEUS QUE ME AJUDASSE pois está complicado em cortar os gastos pois sempre aparece uma coisinha nova.

      Mas irei conseguir pois o meu sonho tem que vim em primeiro lugar!!

      beijocas

      Excluir

Obrigada meu amores pela visita ! ;)